Disciplinas Optativas 2018/1
- Direção de Atores – ART5006 – 6ª 8h20
Ementa: Introdução à prática de direção de atores no cinema; estudo de abordagens de atuação e direção.
Objetivos: Levar os discentes de Cinema a desenvolverem tanto uma percepção das potencialidades e limites do ator como elemento crucial na ação cinematográfica quanto uma prática de negociação/orientação do ator na realização de um produto audiovisual. Na medida em que os recursos tecnológicos e humanos estiverem disponíveis, orientar os discentes na realização de um trabalho prático final.
- Estudos Culturais – ART 5014 – 6ª 14h20
Ementa: Os múltiplos espaços e sentidos do termo cultura. A cultura como processo ativo de representações sociais. Cultura como local de construção de subjetividades. Relações étnico-raciais dentro da história e cultura afro-brasileiras, africanas e indígenas. Estudos Culturais e direitos humanos. Estudos Culturais e o Cinema.
Objetivos:
Introduzir os acadêmicos nos debates teóricos oriundos dos Estudos Culturais;
Examinar o conceito de cultura, sua trajetória e acepções diversas, incluindo a contribuição da Antropologia;
Enfatizar as relações entre poder, ideologia e cultura;
Enfocar os textos ideológicos subjacentes aos textos fílmicos, com atenção para sua relação direta com o processo de produção, circulação e consumo de bens culturais;
Introduzir a análise cultural de filmes em contextos sociais específicos, envolvendo construções de raça, classe, gênero, com ênfase na história multiétnica e racial brasileira e da América Latina;
Desenvolver habilidades analíticas para a articulação de respostas consistentes a textos culturais diversos.
- Cinema e Teorias do Sujeito – ART 5018 – 5ª 14h20
Ementa: Diferentes paradigmas sobre o sujeito e a personalidade humana. Modernidade e processos de subjetivação nas obras cinematográficas. Teorias do sujeito e criação de personagens para dramaturgia audiovisual.
Objetivos:
Conhecer algumas das formulações teóricas sobre a questão da sociedade, do indivíduo, do sujeito e da personalidade.
Avaliar as concepções epistemológicas implícitas nessas formulações teóricas.
Analisar obras cinematográficas a partir dos conceitos abordados.
Estabelecer um pensamento crítico em relação às diferentes escolas teóricas.
Experimentar a criação de perfis de personagem para obras audiovisuais a partir das discussões teóricas.
- Laboratório de Percepção e Invenção – ART 5023 – 3ª 18h30
Ementa :Arte, mídia e poéticas contemporâneas. Interações entre arte e tecnologia. Estúdio de criação.
Objetivos:
Propiciar possibilidades de desencadear devires ao explorar a diversidade sensível em uma vivência criativa;
Estimular e exercitar a sensibilização;
Promover um espaço de experiências individuais e coletivas;
Pesquisar e elaborar conceitos de trabalhos em campos ampliados do cinema;
Experimentar técnicas convencionais e não convencionais de modalidades artísticas aplicadas ao cinema;
Experimentar o desenvolvimento de uma pesquisa plástica e conceitual.
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- Live Cinema – ART5026 – 5ª 18h30
Ementa: Abordagens experimentais entre os elementos fundamentais do cinema (imagem e som) colididos entre si numa performance ao vivo. O live cinema enquanto mistura de mídias para além dos paradigmas do cinema de ficção. Da síntese imagética dos vjs a vídeo-instalação passando por diversos softwares, aplicativos e plataformas.
Objetivos: Capacitar os alunos a praticar um pós cinema híbrido. Exercitar possibilidades de montagem performativa não linear. Praticar experimentos não narrativos entre a performance arte e a instalação.
- Tópicos Especiais de Cinema VII – Vídeo Ensaio – 5ª 14h20
Ementa: Estudos da imagem com ênfase nas formas do vídeo-ensaio. Aspectos conceituais, históricos, estéticos e políticos da produção de vídeo-ensaio. O vídeo-ensaio como pensamento e como forma de expressão crítica da história do cinema e do audiovisual. O ato de criação do vídeo-ensaio.
- Tópicos Especiais de Cinema VIII – Música, montagem, política – ART5034 – 3ª 8h20
A orientação geral da disciplina corresponde à concepção de música enquanto montagem e vice-versa, além da concepção tanto da música quanto da montagem como gesto necessariamente político.
Programa (em preparação)
O programa vai incluir pelo menos três unidades,
(1) termos básicos: iniciação à escrita/leitura musica, ou seja, à partitura; introdução à harmonia (funcional); iniciação à história da música (principalmente: um pouco de barroco, clássico, Beethoven e alguns românticos);
(2) leitura de trilha sonora (com análise de trechos, consideração de detalhes de composição, desdobramentos possíveis);
(3) exercícios de “percepção” (audição), com crítica, intervenção, composição (de pequenos trechos).
- Tópicos Especiais de Cinema IX – Videoclipe – 2ª 18h30
- Tópicos Especiais de Cinema X – Audiovisual e Publicidade – 4ª 08h20A disciplina se propõe a um diálogo teórico e prático entre o cinema e a publicidade, confrontando técnicas, estéticas e métodos de criação publicitária com embasamentos científicos e empíricos do labor criativo. Propõe-se uma reflexão interdisciplinar da Comunicação com as Artes, de modo a colaborar no aprofundamento de referenciais teóricos e práticos que permeiam a expressão audiovisual contemporânea, tanto no ambiente acadêmico quanto no mercado profissional.Ementa: Introdução às interfaces cinema e publicidade. Mapeamento do fluxo publicitário audiovisual: o profissional, a atividade, relação agência e produtora. O processo criativo da publicidade televisual (método, concepção artística, briefing, adequação/unidade da campanha, fontes e influências). Tipos de peças publicitárias. A publicidade audiovisual para além da TV.
Objetivos: Capacitar para a produção audiovisual na sua interface entre a comunicação e a arte, através das relações técnicas, estéticas e de linguagem entre o cinema e a publicidade.
- Tópicos Especiais de Cinema XI – Curtas-metragens – ART5037 –
Ementa: PRODUÇÃO de um filme curta-metragem percorrendo o seguinte percurso: da ideia ao argumento; do argumento ao roteiro; do roteiro à produção; da produção à edição; da edição à pós-edição.
Objetivo: Permitir que os alunos matriculados produzam filmes curta-metragens de forma autônoma.
- Produção e Divulgação Teatral – ART6715 – 4ª 18h30 – prof. Alfredo ManevyEmenta:A produção cultural em teatro no Brasil. Leis de Incentivo à cultura. Divulgação teatral. Produção de projetos para teatro.