Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Blade Runner” nesta quinta-feira (07/06)

05/06/2018 17:43

Dando seguimento a temática de filmes distópicos do Projeto Cinema Mundo para esse semestre, o próximo filme a ser exibido é “Blade Runner” (1982, Estados Unidos/Hong Kong), dirigido por Ridley Scott e baseado na obra “Androides sonham com velhas elétricas?” de Philip K. Dick. A sessão, com entrada franca, acontecerá na quinta feira do dia 07/06 às 18h30 no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC, e contará com os comentários de Sandro Livramento e Rafaella Machado.

Sobre o filme:

O filme, produzido há 40 anos atrás, se passa no futuro, agora próximo, de 2019. Ambientado em uma Los Angeles noturna e poluída, aparentemente ainda mais populosa e cheia de edifícios, “Blade Runner” nos apresenta uma sociedade em que poucos vivem bem, e que não satisfeita com a má qualidade de vida na Terra, busca colonizar outros planetas. Em meio este cenário distópico e futurista, os homens criaram androides muito semelhantes aos seres humanos para servi-los, chamados replicantes . Estes robôs se encontram isolados em colônias extraterrenas por terem se rebelado, e se retornarem a terra são “aposentados” pelos “blade runners”, ou “caçadores de replicantes”.O herói do filme é o ex-caçador de replicantes Rick Deckard (Harrison Ford), chamado para retornar ao trabalho em uma missão específica: encontrar três perigosos replicantes fugitivos. Nesta missão ele conhece Rachael (Sean Young), uma replicante que chama sua atenção por não se reconhecer como tal.

Sobre os comentaristas:

Sandro Livramento

Licenciado em física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também possui mestrado em física teórica e doutorado em educação científica e tecnológica, ambos pela UFSC. Tem experiência na área de formação de professores e no ensino de física, atuando principalmente nos seguintes temas: Andamentos pedagógicos da educação científica; divulgação científica e ensino de física. Professor na rede pública do Estado de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa com a temática da ficção científica . Entre suas produções destaca-se: “O filme de ficção científica como espaço de diálogo social, cultural e científico”.

Rafaella Machado

Mestre em Educação e graduada em Letras, pela UFSC. Atualmente, professora de Língua Portuguesa e Literatura de Ensino Médio, seu trabalho tem enfoque na promoção de igualdade de gênero, culminando em projetos e intervenções dentro e fora da escola.