Ciclo de Cinema Africano – LEHAf exibe o filme ‘Baara’

21/08/2018 14:10

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) convida para a exibição do filme Baara (Mali, 1978), de Souleymane Cissé, que ocorrerá na terça-feira dia 21 de agosto às 19:00 na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público, mediado pelo coordenador do LEHAf, o professor Doutor Sílvio Marcus de Souza Correa. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. O filme de agosto é uma produção do Mali.

O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa a difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África ou em temáticas afins.

Para mais informações acesse: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc

 

BAARA [1978]

Duração: 90 min.

Idioma: Bambara

Direção: Souleymane Cissé

Sinopse: Um jovem proveniente do campo trabalha como baara, carregador de bagagens em Bamako, capital do Mali. Um dia, faz amizade com um jovem engenheiro, que passa a ajudá-lo. O engenheiro, que estudou na Europa, é cheio de ideias liberais. Primeiro longa-metragem realizado no Mali.

Premiações: Melhor Fotografia no Festival de Locarno em 1978 e Étalon de Yennega, grande prêmio do Fespaco (Festival Pan-africano de Cinema e TV de Ouagadougou).