Curso de Acessibilidade na Indústria Audiovisual – Inscrições prorrogadas

31/08/2018 11:54

As aulas serão ministradas pelo professor Chico Faganello  e iniciarão no dia 05 de setembro, próxima quarta-feira.

Serão 12 encontros, todas as quartas das 18h30 às 22h no Laboratório de Estudos de Cinema – LEC (sala 211 do bloco D do CCE).

As inscrições são feitas no link: https://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap457. O investimento é de 155 reais.

Serão reservadas algumas vagas gratuitas para alunos de Cinema, Libras e Artes Cênicas, que poderão se inscrever nesse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfce7tseaNHRTz754nscxowVNn2DSjDFAtPsxxTTmSm-3-ZHg/viewform?usp=sf_link.

Ementa : Dominar os processos e as tecnologias para cumprir a legislação sobre acessibilidade e ampliar o público de filmes e séries. Como inserir Libras – Língua Brasileira de Sinais -, Audiodescrição e Legendas na cadeia produtiva do audiovisual.
Objetivo : • Refletir sobre mercado consumidor e público-alvo dos produtos audiovisuais • Estudar a história da acessibilidade na indústria audiovisual • Discutir estratégicas e planejamento para empresas e profissionais •Questionar as tecnologias e processos de acessibilidade atuais • Praticar a acessibilidade no audiovisual com vistas à insere-la na rotina do ambiente acadêmico, sobretudo nos TCC’s.

Conteúdo programático : 1. Introdução à acessibilidade 2. Acessibilidade no audiovisual 3. Recursos de acessibilidade 4. A cadeia produtiva de acessibilidade no audiovisual 5. Etapas de produção e infraestrutura necessária 6. Legendas e LSE: especificidades e fluxo de trabalho para todas as mídias. 7. Libras – especificidade e fluxo de trabalho para
todas as mídias. 8. Audiodescrição: especificidades e fluxo de trabalho para todas as mídias 9. Recursos tecnológicos para exibição. 10. Estratégias de venda de produtos. 11.
O quê muda nas empresas e nos profissionais. 12. Como preparar-se para o futuro da acessibilidade no audiovisual.

BIBLIOGRAFIA :

Bahiense Naves, Mauch Carla, Ferreira Alves Soraya, Santiago Araújo, Cera Lúcia. Org. Guia para produções audiovisuais acessíveis. Ministério da Cultura, 2017.

Gesser, Audrei – LIBRAS?: Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Parábola Editorial, 2009.

Mello Motta, Livia Maria de Mello e Audiodescrição e Romeu Filho, Paulo, Org. -Audiodescrição – Transformando Imagens em Palavras. São Paulo : Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

Chico Faganello é produtor, roteirista e diretor cinematográfico. Entre seus principais trabalhos estão o longa-metragem Oração do Amor Selvagem e a série de Tv Fanáticas. Jornalista com doutorado em literatura e especialização em cinema na Itália e Estados Unidos, foi professor na Ufsc, Unisul, Cesusc e UnoChapecó. É sócio diretor da Filmes Que Voam, empresa pioneira na prestação de serviços de acessibilidade para a indústria audiovisual no Brasil.