Ciclo de Cinema Africano – LEHAf exibe os filmes ‘O Retorno do Aventureiro’ e ‘Shaki’

25/09/2018 16:38

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) convida para as exibições do média-metragem O retorno de um aventureiro (Níger, 1966), e do curta-metragem Shaki (Níger, 1972), de Moustapha Alassane, que ocorrerão na quarta-feira, dia 26 de setembro, às 19:00, na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público. Contaremos com a presença do professor Doutor Jair Tadeu da Fonseca, professor do DLLV e PPGLit nas áreas de teoria literária e cinema, que fará comentários sobre o filme. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. Os filmes de setembro são produções realizadas no Níger.

O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa a difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África ou em temáticas afins.

Para mais informações acesse: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc

 

O RETORNO DE UM AVENTUREIRO [1966]

(Le retour d’un aventurier)

Duração: 33 min.

Idiomas: Hauçá / Francês

Direção: Moustapha Alassane

Sinopse: Uma sátira aos filmes de cowboys norte-americanos é o plano de ação que leva o diretor Moustapha Alassane a questionar a África e o mundo ocidental.

SHAKI [1972]

(Shaki)

Duração: 24 min.

Idioma: Francês

Direção: Moustapha Alassane

Sinopse: Na aldeia Shaki, um novo rei, Abimbola, é coroado. Shaki documenta a ascensão de um rei Yorubá e a mistura sincrética de costumes e crenças tradicionais com  o islamismo e com o protestantismo.