Televisão levada a série: abordagens dos estudos culturais a narrativas seriadas

28/03/2019 10:13

Ministrante: Prof. Dr. André Carvalho (PPGI/UFSC)

Data: 01 de Abril de 2019
Sala: Sala Drummond, Térreo, Bloco B/CCE
Horário: 18h30

Resumo: A palestra examinará as narrativas seriadas televisivas e as diferentes abordagens críticas dos Estudos Culturais britânicos, australianos e estadunidenses. Por meio de exemplos de programas de televisão que foram ao ar desde os anos 1960, acompanharemos momentos decisivos nas transformações estéticas da ficção seriada, bem como seus contextos históricos e institucionais. Os exemplos ajudarão a discutir a evolução dos Estudos Culturais e seus métodos, da sua formação inicial no Reino Unido às diferentes especialidades dos Estudos de Televisão na Austrália e nos Estados Unidos. A palestra se dirige aos interessados na pesquisa acadêmica da ficção televisiva, mas pretende também oferecer uma visão geral da área maior dos Estudos Culturais. Serão abordados temas como a relação da comunicação de massa com as mudanças na esfera público/privada, a disputa em torno das concepções de Indústria Cultural, e a ambição da ficção televisiva de mediar questões de classe, raça e gênero ao longo das últimas décadas.