A hora e a voz da mulher no cinema

Projeto de extensão:  A hora e a voz da mulher no cinema

Formato: Cineclube

Professora responsável: Alessandra Soares Brandão

 

O projeto A hora e a voz da mulher no cinema existe desde 2016, promovendo exibições mensais* de filmes dirigidos por mulheres nos mais diversos contextos históricos, políticos e culturais. Um dos objetivos centrais desse projeto é instigar uma formação cinéfila que reconheça o papel das mulheres na construção da(s) história(s) do(s) cinema(s). Para isso, na contramão do eurocentrismo dominante, os filmes aqui exibidos assumem uma perspectiva plural, alinhando-se à horizontalidade policêntrica dos cinemas mundiais. O que se intenta não é uma forma linear de localizar a participação das mulheres na história canônica do cinema, mas oferecer os meios para um pensamento crítico que se dá na força das coalizões e nas potências das produções políticas e estéticas das mulheres a contrapelo, na direção e invenção de uma outra  nova e possível historiografia para o cinema.

 

Em 2019.1, as exibições acontecem às sextas-feiras, na Sala Projeção, no primeiro andar do CCE/Bloco D, com início às 18:30, em datas definidas e divulgadas mensalmente na página do curso de cinema, no boletim do IEG (Instituto de Estudos de Gênero), e em redes sociais, como Facebook e Instagram. A cada semestre, o projeto pode mudar o dia da semana, ajustando-se à disponibilidade docente e também favorecendo uma maior participação do público ao variar a agenda. Em geral, as sessões são comentadas, contando com a participação de pessoas convidadas para conduzir o debate com o público presente.

 

* Em casos extraordinários, as sessões podem ter intervalos quinzenais, possibilitando uma melhor concentração dos debates em torno de um determinado conjunto de filmes, seja a partir de um recorte temático, autoral ou de outra natureza. Do mesmo modo, o projeto prevê mostras, podendo concentrar-se em mais de um dia por semana e, ainda, estendendo-se em outros espaços de exibição, em parceria com outros projetos e/ou eventos afins.