Cinema mundo

Sítio: http://cinemamundo.cce.ufsc.br/

O Projeto de extensão Cinema Mundo, em sua primeira edição, ocorrida em 2012, propôs discutir filmes adaptados ou inspirados em obras literárias, trazendo à discussão leituras e análises interdisciplinares realizadas por debatedoras/es convidada/os.

O projeto “Cinema mundo” recebe esse nome por tentar expressar a produção cinematográfica como um lugar sem fronteiras, uma vez que as narrativas audiovisuais são encaradas como produto artístico da humanidade. Por isso, a programação não privilegia um tipo especial de cinema – o de gênero ou de autor, por exemplo – tampouco valoriza as obras somente por seu local de produção e pelos essencialismos temáticos associados às identidades nacionais – adjetivos pátrios que, segundo o senso comum, parecem suficientes para opor-se a uma ideia de cinema comercial ou de eixo como parece estar inscrito em rótulos do tipo cinema asiático, cinema latino-americano ou cinema japonês.
 A razão de o projeto ser elaborado com base nesse posicionamento é não emitir juízos de valor vazios, inconsistentes ou estereotipados, especialmente aqueles que relacionam o cinema americano a um traço essencialmente comercial ou atribui a todo produto europeu o status de cinema de arte. Todos os filmes da programação, segundo esse entendimento, recebem a mesma disciplina de interesse, de questionamento e de avaliação, sobretudo porque o “Cinema Mundo” aposta em debates interdisciplinares com capacidade para ampliar a leitura analítica e cultural do filme (texto, contexto, intertexto, técnica etc.) e possibilitar uma maior abertura das obras cinematográficas exibidas para o público espectador.

Para o ano de 2013, o Cinema Mundo – Gêneros e transgêneros pretende montar uma programação que viabilize discussões acerca do cinema de gêneros e dos estudos de gênero nos cinemas ao propor a discussão de filmes que toquem nas questões de gênero, raça-etnia, deficiência, questões geracionais, sexualidade, representações, identidades etc.

O cronograma de exibição dos filmes, seguidos de debate, observará o calendário acadêmico da instituição, promovendo sessões regulares durante o período letivo de 2013. As sessões acontecerão às quintas-feiras, às 18h30, no Auditório Elke Hering, localizado na Biblioteca Central (BU/UFSC).