Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “A Canção do Oceano” na quinta-feira (30/05)

29/05/2019 12:26

O ciclo Universos de Animação do Projeto Cinema Mundo exibe A Canção do Oceano (2014), de Tomm Moore, indicado ao Oscar e vencedor, na categoria de melhor filme de animação, do Satellite Award e do European Film Award. A sessão acontece na próxima quinta-feira, dia 30/05, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), e contará com os comentários de Andreia Carla Scansani e Demétrio Panarotto.

Sinopse

Inspirado na lenda irlandesa/escocesa das “selkies”, mulheres que se transformam em focas, o filme conta a história dos órfãos Ben e Saoirse. Em virtude do estado depressivo do pai, a avó decide levar as crianças para morar com ela na cidade grande. O que o garoto não sabe é que sua irmã é a última das “selkies” e, ao tentarem voltar para a casa do pai, mergulham em um mundo repleto de aventuras e seres mágicos que ele conhecia apenas através das histórias contadas por sua mãe.

Sobre os comentaristas

Andrea Carla Scansani
É professora do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP e mestrado em Multimeios/Cinema pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É especialista em Fotografia Cinematográfica pela Academia de Cinema e Drama de Budapeste/Hungria. Tem desenvolvido pesquisas na área de direção de fotografia, materialidade da imagem, corpo e câmera e processos fotográficos artesanais.

Demétrio Panarotto
Possui doutorado e mestrado em Literatura pela UFSC. É professor do Curso de Cinema da Unisul. Também atua como músico, poeta, escritor. É idealizador do programa Quinta Maldita (na webrádio Desterro Cultural). Dentre seus últimos livros publicados estão: “18 Versos para o funeral de Demétrio Panarotto” [Papel do Mato Oficina Tipográfica,2018, poemas], “Tratamento da Imagem” [Patifaria, 2018, conto]; “Arquipélago”[Patifaria, 2018, infantil].