Projeto de extensão: Valorizando o Audiovisual Indígena na UFSC

13/07/2020 10:50

O projeto de extensão Valorizando o audiovisual indígena na UFSC ganhou um site, que pode ser acessado no link https://audiovisualindigen.wixsite.com/cinemaindigenaufsc.

Lá podem ser encontradas fotos das oficinas de formação de cineastas guaranis na comunidade Tekoa Itaty – SC em dezembro de 2019, assim como alguns vídeos e outras informações do projeto.

A Universidade Federal de Santa Catarina é uma referência brasileira na inclusão de estudantes indígenas em seus mais diversos centros. Nos últimos anos, o curso de graduação em Cinema contou com o ingresso de estudantes indígenas das etnias
Guarani e Xokleng. Fato que apresenta um grande desafio pedagógico e, principalmente, requer ações reais que possam criar estratégias de permanência e aprendizados recíprocos.
O Cinema é uma poderosa ferramenta de afirmação da identidade e promoção da diversidade.

O projeto de extensão Valorizando o Audiovisual Indígena na UFSC
visa promover iniciativas de produção audiovisual nas comunidades desses estudantes, tendo os mesmos como protagonistas e realizadores de seus filmes. Trabalhamos para a consolidação do núcleo permanente de produção audiovisual na comunidade Tekoa Itaty
(Morro dos Cavalos – SC), com o apoio das lideranças locaise a mediação do aluno de cinema da UFSC, Eliezer Verá Antunes.

oficial png.png