III Seminário Memórias do Corpo

31/08/2022 16:50
 Corpos em movimento — quer seja voluntário quer seja involuntário — lançados ao trânsito em razão de causas políticas, religiosas, pestes, fome, guerras, conquistas, catástrofes e perseguição marcam a história da humanidade. A ideia de deslocamentos, selecionada para constituir a temática central do III Seminário Memórias do Corpo, compreende inúmeras questões de interesse em diversas áreas de pesquisa, reforçando uma perspectiva multi e interdisciplinar do evento. Uma rápida mirada na fortuna bibliográfica existente pode constatar o quanto o tema move-se por tratados documentais, diários e outras escritas de si, historiografias, desencadeando substancial força poética e política na literatura, nas artes visuais, na comunicação e no cinema. As diferentes acepções de deslocamento descritas pela experiência e pelo imaginário pensam a função das cartografias, o desenvolvimento dos meios de locomoção e suas metáforas, o planejamento das cidades, a conexão espaço-temporal da internet, inclusive fundando novos olhares e práticas.
Com base nessa proposta, o evento aceitará propostas que se inserem nos eixos temáticos:  Memória – corpo – cultura; Memória – corpo – política; Memória – corpo – história; Memória – corpo – estética; Memória – corpo – geografia.Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Departamento de Artes de o Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, o evento acontece de 28 a 30 de novembro de 2022 no Centro de Comunicação e Expressão da instituição.

As inscrições de propostas de comunicação estão abertas de 30 de agosto a 30 de setembro. Maiores informações:  memoriasdocorpo.cce.ufsc.br

Comissão Organizadora: Izabela Drozdowska-Broering, Marcio Markendorf, Andrea Carla Scansani e Patrícia de Oliveira Iuva.