Ciclo de Cinema Africano – LEHAf exibe o filme ‘A Minha Voz’

02/07/2018 17:28

O Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) convida para a exibição do filme A minha voz (Guiné-Bissau, 2002), de Flora Gomes, que ocorrerá na terça-feira dia 3 de julho às 19:00 na Sala de Projeção do Curso de Cinema da UFSC, localizada no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

O evento é aberto à comunidade e após a sessão haverá um debate com o público mediado pelo coordenador do LEHAf, o professor Doutor Sílvio Marcus de Souza Correa. Contaremos com a presença de Nataniel Sanhá, proveniente de Bissau, capital da Guiné-Bissau, que fará comentários sobre o filme e considerações sobre o seu país de origem. O Ciclo de Cinema tem exibições mensais e segue um roteiro geográfico pelo continente africano. O filme de julho é uma produção da Guiné-Bissau.

O Ciclo de Cinema Africano do LEHAf faz parte do projeto de extensão “Imagens e Sons da África”, tem o apoio da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), do Curso de Cinema, e visa a difusão e discussão da cinematografia africana e de produções cinematográficas focadas na África ou em temáticas afins.

Para mais informações acesse: lehaf.paginas.ufsc.br ou facebook.com/lehafufsc

A MINHA VOZ [2002]

(NHA FALA)

Duração: 96 min.

Idioma: Crioulo da Guiné-Bissau

Direção: Flora Gomes

Trilha Sonora: Manu Dibango

Sinopse: Antes de partir para a Europa para estudar, Vita, uma jovem africana, promete à mãe que jamais cantará, pois uma maldição que se abate sobre a sua família determina que qualquer mulher que ouse cantar, morrerá amaldiçoada.

“Em África diz-se que nada funciona. Quis mostrar qualquer coisa que mexesse, a música, e render homenagem a todos os músicos sobretudo a Manu Dibongo. Quis falar de uma África positiva, onde se morre mas também se ri.” Flora Gomes
Festival de Cinema de Veneza – Prêmio Lanterna Mágica