Exibição de “À Margem da Lei”

13/08/2018 12:37

Teremos a exibição de estreia do documentário À Margem da Lei nessa quarta-feira, dia 15 de agosto, às 19h na Sala de Projeção (1 andar do bloco D do CCE).

Segue a sinopse do filme/projeto:

Este documentário focaliza os impactos ecológicos e sociais (atuais e potenciais) gerados pelo processo de recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, processo este que está sendo atualmente questionado pelo Ministério Público (Federal e Estadual) do ponto de vista da sua inconstitucionalidade. Como pano de fundo deste resgate figura a imagem de um padrão de ocupação intensiva, desordenada e essencialmente destrutiva da zona costeira catarinense. No roteiro foram incluídos depoimentos de pesquisadores, juristas, gestores, ecologistas, pescadores, agricultores e lideranças comunitárias sensíveis à gravidade deste cenário.
O projeto foi idealizado no âmbito do Observatório do Litoral – uma linha de cooperação técnico-científica envolvendo o Núcleo Transdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFSC (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política/CFH) e o Ministério Público Federal. Sua implementação foi viabilizada com recursos oriundos do projeto intitulado “Gestão integrada e compartilhada de Ambientes marinho-costeiros: construção de espaços de capacitação para a gestão integrada no litoral centro-sul de Santa Catarina”, desenvolvido no contexto de edital interno da UNESC para apoio aos grupos de pesquisa, e sob coordenação do Laboratório de Gestão Integrada de Ambientes Costeiros da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais /PPGCA). O vídeo deverá subsidiar a realização de atividades de fortalecimento do potencial de controle social de projetos, programas e políticas de desenvolvimento incidentes no litoral do Estado nos próximos tempos.
Os procedimentos de edição foram, em sua maior parte, assumidos pela SEAD – Secretaria de Educação a Distância da UFSC.