Cineclube Sessão de Arte, à tarde na UFSC III

17/06/2019 15:25

Nessa edição o Projeto Cineclube Sessão de Arte, À Tarde na UFSC III apresenta filmes do diretor Federico Fellini que trabalha com uma temática Clownesca que permeia seus
filmes levando-o a chamá-los de “Circo-Cinema”.
O próximo filme a ser exibido, no dia 24/06 às 14h30 no bloco D do CCE no primeiro andar, sala 108, será Julieta dos Espíritos.

Sinopse
Julieta é uma mulher burguesa que vive confortavelmente em uma luxuosa casa com o marido e duas empregadas. Sua família a distrai num mundo higienizado. Mas ela descobre que seu marido, a quem ela adora ingenuamente, pode estar sendo infiel, e acaba se abrindo para um grande mundo mental em que seu espírito se mistura em sonho e realidade. Julieta deixa de lado o conformismo burguês e se revela um ser de extraordinária riqueza interior.
Interessante refletir os sentimentos de Giulietta Massina durante as filmagens de Julieta dos Espíritos. Corriam boatos na época que o seu casamento com Fellini passava por uma
crise. A temática da fita toca bem nesta ferida. É bem possível que por trás daquele olhar profundamente triste que Giulietta nos transmite ao longo do filme – mesmo em seus momentos de alegria, sua feição é melancólica – haja uma sinceridade de sentimento que nenhuma técnica de representação é capaz de equiparar.
Ainda que imperfeito, Julieta dos Espíritos é um filme riquíssimo. Admite uma série de leituras, de análises psicológicas, da influência que o inconsciente exerce nas pessoas, no modo como a educação forja o caráter e a personalidade dos adultos, da psiquê feminina. Vindo de um Fellini, isto nem chega a ser uma surpresa. Para o bem ou para mal, com excessos ou não, dentro daquele mundo por vezes impenetrável, Fellini sempre foi uma personalidade que teve algo a dizer. E, mesmo tendo nos deixado há mais de uma década, continua se comunicando conosco através de seus filmes.
https://www.cineplayers.com/criticas/julieta-dos-espiritos

Vamos encontrar o clown, que é o foco desta III temporada do Cine Clube Sessão da Tarde nos sonhos e imaginações da personagem Julieta. A própria personagem tem características Clownescas, e em suas lembranças a imagem vem em seu encontro ao recordar um circo para o qual seu avô a levou no passado, onde a figura do clown se sobrepõe à Julieta.

 

Atenciosamente,
Prof. Dr. Luiz Fernando Pereira (LF)