6ª Semana de Cinema – UFSC – 28/05 a 01/06/2012

23/05/2012 20:35

6ª Semana de Cinema debate a temática do fantástico

Horror, ficção científica, fantasia e animação. O Cinema Fantástico é o tema da 6ª Semana de Cinema, que acontece de 28 de maio a 1º de junho na UFSC. Produzida totalmente pelos alunos, a semana acadêmica continua com o objetivo da sua primeira edição: pensar a relação estética, o conteúdo e o mercado dentro de temas pertinentes ao cenário brasileiro atual.

A 6ª Semana de Cinema reflete sobre o Cinema Fantástico através de mesas, oficinas e um ciclo de filmes. As mesas valorizam a troca de experiências entre professores, alunos e realizadores a respeito do tema e são voltadas para a investigação das raízes do fantástico em áreas como a psicanálise, a literatura e as artes plásticas.

As oficinas de Criação de monstros, Iluminação expressionista e Maquiagem e caracterização de zumbis têm a proposta de explorar as especificidades dos gêneros nos diversos campos do fantástico. As inscrições são gratuitas, através do e-mail semanadecinema2012@gmail.com e podem ser feitas até o dia 25 de maio.

Além das mesas e oficinas, haverá um ciclo de filmes com produções brasileiras voltadas para o gênero. Na sessão de segunda-feira, dia 28, depois da exibição de A noite do chupacabras o diretor Rodrigo Aragão conversa com o público. Para encerrar a Semana, uma festa junina no Célula, no dia 2 de junho.

Para mais informações, http://www.semanadecinema.ufsc.br/

OFICINAS

1. Maquiagem e caracterização de zumbis

Com Pauline Araújo

Dias 28 e 29 de maio

9h às 12h

Refletir sobre a maquiagem de efeito nos filmes com zumbis. A relação da maquiagem com a fotografia, continuidade e as novas tecnologias da imagem. Apresentação de material, técnicas e exercício prático.

20 vagas.

2. Criação de monstros

Com Luiz Nazario, Alê Camargo, Camila Carrossine e Márcio Markendorf.

Dias 29 e 30 de maio

9h às 12h

Brincar de Dr. Frankenstein. A partir do estudo do medo pessoal e coletivo trabalhar o perfil psicológico e características físicas de um monstro. Desenvolver o monstro através de desenho ou modelagem.

30 vagas.

3. Iluminação expressionista

Com Clarice Dantas e Danilo Rossi

Dias 31 de maio e 1º de junho

9h às 12h

Pensar a expressão do medo e alucinação nos filmes de suspense através do contraste de luz e sombra com base na análise de filmes que tem por referência o movimento expressionista.

25 vagas.

MESAS E FILMES

Segunda-feira, 28 de maio

Mesa às 14h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

Como pensar o horror no cinema brasileiro?

Com Daniel Sá (UFSC), Rodrigo Aragão (Fábulas Negras Produções Artísticas) e Laura Loguercio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi). Mediação Prof. Márcio Markendorf.

Sessão às 18h Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

A noite dos Chupacabras

De Rodrigo Aragão, ES, 2011, 95 min.

Com Afonso Abreu, Alzir Vaillant e Cristian Verardi.

Morte e sangue espreitam duas famílias rivais. Algo sinistro ronda a fazenda Silva e faz suas vitimas. Os Carvalho, apegados ao passado e presos no ódio não enxergam o mal secular que se aproxima no breu da mata.

Terça-feira, 29 de maio

Mesa às 14h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

Alegorias políticas nos filmes fantásticos

Com Alcebiades Diniz Miguel (UFMG), Lucas Villela (UFSC) e Luiz Nazário (UFMG). Mediação Prof. Jair Fonseca.

O guri

De Zeca Brito, RS, 2011, 92 min.

Com Lucas Quintana Domingues, Eliane Pacheco e Sandra Alencar.

A maldição do lobisomem paira sobre as terras da fronteira gaúcha. Em tempos de guerra, em que os homens estão ausentes e as mulheres governam, fatos estranhos começam a acontecer. É um tempo de descobertas e a vida do menino Lucas jamais será a mesma.

Quarta-feira, 30 de maio

Mesa às 14h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

A produção brasileira de animações: panorama, problemas e rumos

Com Alê Camargo (Buba Filmes), Igor Pitta (diretor de animação independente) e Rubens Belli (Belli Studio). Mediação Prof. Henrique Oliveira.

Sessão às 18h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

Shuim, o grande dragão rosa

De Cristiano Popov Zambiasi, SC, 1997, 85 min.

Com Saulo Popov Zambiasi, Wladenilson A. Corrêa e Caroline Mazon.

Planeta Terra, Cidade Chapecó. Um herói diferente luta contra os maiores inimigos da cidade, poluição, violência e um perigoso traficante que se aproveitando da “Lei seca do sorvete seco” organiza um torneio para distribuir esse produto ilegal. Com sua mente superior e seu faro aguçado, Shuin poderá salvar o mundo e garantir a paz da humanidade.

Quinta-feira, 31 de maio

Mesa às 14h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

Apresentação de trabalhos de alunos do curso de cinema

Com a participação dos alunos Luís Felipe Tortoro, Renan Blah, André Zacchi e Vanessa Sandre.

Mediação Prof. Alexandre Linck.

As sete vampiras

De Ivan Cardoso, RJ, 1986, 86 min.

Com Nicole Puzzi, Nuno Leal Maia e Andréa Beltrão.

Na década de 50, o cientista Fred importa da África uma planta carnívora rara. Sua esposa preocupada com o novo objeto de estudo do marido, vai vê-lo em sua estufa de plantas e é atacada. Tem início uma série de crimes inexplicáveis em que as vítimas ficam totalmente sem sangue.

Sexta-feira, 01 de junho

Mesa às 14h. Auditório Henrique Fontes, CCE/UFSC.

Psicanálise na ficção científica: filme catástrofe e a auto-destruição

Com Soraya Valerim (EBP/SC), Rafael Raffaelli (UFSC) e Amadeu Wiennam (UFRGS). Mediação Prof. Mauro Pommer.

O jovem tataravô

De Luiz de Barros, RJ, 1936, 77 min.

Com Marcel Klass, Dulce Weytingh e Darcy Cazarré.

O “jovem tataravô” morreu em 1832, com apenas 35 anos. Agora, em pleno ano de 1936, ele ressurge do seio da terra, não gelado como se poderia imaginar, mas ardente e tropical como se tivesse passado um século dormindo em um vulcão.

Karine Joulie, organizadora da 6ª Semana de Cinema da UFSC

karinejoulie@gmail.com