Aula Magna com Joel Zito Araújo

17/03/2021 08:12

É com prazer que o curso de Cinema da UFSC convida a todos e todas para a aula magna com Joel Zito Araújo. O encontro será feito de forma online no dia 18/03/2021, às 17h00.

O evento é aberto, apenas solicitamos que enviem um email de confirmação de presença para olhonegroaudiovisual@gmail.com e assim lhes será destinado o link de acesso à sala do Meet.

A aula também será transmitida ao vivo pelo YouTube no canal do Cinema UFSC.


Sobre o cineasta:
JOEL ZITO ARAÚJO é diretor, roteirista e produtor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Doutor em ciências da comunicação, possui extenso conhecimento e estudos sobre o negro na sociedade, refletindo isso em suas criações audiovisuais. Foi um dos responsáveis pela implantação do chamado cinema negro brasileiro, tanto na ficção quanto no documentário e articulou, junto de outros nomes da indústria audivisual, o Manifesto do Recife, um documento que conclamava o fim da marginalização dos atores, atrizes, apresentadores e jornalistas negros na indústria audiovisual.
Sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009). Em 2013 lançou o documentário “Raça”, dividindo a direção com a vencedora do Oscar, Megan Mylan, dentro da temática do negro na sociedade brasileira, e Meu Amigo Fela (2019), com diversos prêmios internacionais. Atualmente está residindo em Cabo Verde finalizando o seu novo longa ficcional, O Pai da Rita.”