Disciplinas Optativas Ofertadas pelo Curso de Cinema em 2021.1

13/05/2021 17:45

 

  • ART5009 – Trilha sonora

Esta disciplina vai valorizar ao extremo a concepção de trilha sonora como espaço para experimentação artística, de acordo com o atual projeto de pesquisa do professor – o mesmo de seu segundo doutorado, que está sendo desenvolvido agora no Programa de Pós- Graduação em Música da Udesc. Ou seja, rejeitaremos radicalmente a concepção funcionalista de trilha sonora como reunião de clichês industriais.A disciplina terá um caráter de oficina.

  • ART5014 – Estudos Culturais

Os múltiplos espaços e sentidos do termo cultura. A cultura como processo ativo de produção, circulação e recepção de significados, subjetividades e prazeres, bem como de lutas de poder. Estudos Culturais e o Cinema.

  • ART5018 – Cinema e Teorias do Sujeito

Diferentes paradigmas sobre o sujeito e a personalidade humana. Modernidade e processos de subjetivação nas obras cinematográficas. Teorias do sujeito e criação de personagens para dramaturgia audiovisual.

  • ART5021 – Práticas de Documentário

O filme documentário. Aspectos históricos. Relação com a ficção, videoarte e com o jornalismo. Aspectos éticos da filmagem.

  • ART5022 – Audiovisual Processo Educativo

Breve história do Cinema educativo no Brasil e no Mundo. Planejamento e roteirização de produtos audiovisuais educativos. Bases teóricas e técnicas do audiovisual para o contexto de ensino e aprendizagem.

  • ART5023 – Laboratorio de Percepção e Invenção

Arte, mídia e poéticas contemporâneas em tempo de pandemia. Estúdio de criação.

Propiciar possibilidades de desencadear devires ao explorar a diversidade sensível em uma vivência criativa; experimentar o desenvolvimento de pesquisa plástica e conceitual participando da criação de um trabalho individual/coletivo.

  • ART5027 – Tópicos Especiais de Cinema I – Direção e Atuação no cinema brasileiro

Relações entre atuação, direção e mercado cinematográfico no cinema brasileiro do século XX e das primeiras duas décadas do século XXI. Alterações nas maneiras de entender o trabalho de atores e atrizes no cinema brasileiro nas décadas de 1990, 2000 e 2010. A inclusão de atores e atrizes nos processos preparatórios característicos da pré-produção e seus desdobramentos nas relações entre equipe, elenco e direção e na construção da mise en scéne fílmica.

  • ART5028 – Tópicos Especiais de Cinema II – Cinema e Paratextos na Cultura Pop II

Aprofundamento das noções semióticas de texto e paratexto. Caracterização e análise dos paratextos midiáticos, com foco nos aspectos estéticos de linguagem e dos meios de circulação/consumo. Estudo da produção audiovisual pelo viés da convergência tecnológica e de linguagens, na configuração da cultura pop.

ATENÇÃO: Essa disciplina é uma continuidade da Optativa Cinema e Paratextos na Cultura Pop, ofertada em 2020.2 A ideia é seguir com as discussões acerca dos mais variados paratextos que circulam e que engendram os mecanismos da cultura pop. Mas, caso o aluno ou aluna não tenha cursado a edição da disciplina do semestre 2020.2 não tem problema, pois as duas primeiras aulas serão de revisão de conceitos fundamentais para a compreensão da disciplina: conceitos referentes às noções de texto e paratexto para a semiótica e conceitos sobre cultura pop.

  • ART5029 – Tópicos Especiais de Cinema III – Produtora Júnior

Organização e planejamento pelos alunos, orientados pela professora, da volta à operação da Produtora Júnior Café e Fita Crepe do Curso de Cinema da UFSC.

  • ART5030 – Tópicos Especiais de Cinema IV – Convenções e Trangressões: Experimentações na Linguagem Audiovisual

 

  • ART5031 – Tópicos Especiais de Cinema V- Roteiro de séries II

Dando continuidade e aprofundando a discussão sobre formatos seriados, iniciada em Pré- produção e Roteiro de Séries I (embora não haja pre-requisito), suas especificidades criativas, narrativas e de produção/mercado audiovisual, esta disciplina busca fortalecer o espaço formativo para um importante e crescente formato audiovisual, que tem implicações no campo do estudos da cultura, da dramaturgia e do mercado audiovisual. A disciplina irá tanto aprofundar a engenharia e análise reversa de séries internacionais e nacionais, como discutir aspectos históricos da tradição do folhetim chegando a nossos dias. Com enfoque também na criação de projeto colaborativos e salas de roteiro, envolvendo os alunos da práxis do trabalho criativo colaborativo, com participação de profissionais brasileiros que trabalham no mercado de séries para TV e streaming.

  • ART5032 – Tópicos Especiais de Cinema VI – Estéticas Queer

Teorias queer. Sexualidades dissidentes na cultura contemporânea. Metodologias in- submissas. Corpos e sujeitos não normativos e resistências na diferença. Escrita e ex- perimentações criativas em perspectiva queer. A perspectiva queer/kuir/cuir decolo- nial.

 

  • ART5033 – Tópicos Especiais de Cinema VII – O Cinema do Brasil entre o AI-5 e os caras-pintadas

O cinema brasileiro entre as décadas de 1960 e 1990 como instrumento de reflexão histórica, estética e política para o tempo presente.

 

  • ART5034 – Tópicos Especiais de Cinema VIII – A resistência pelo Cinema na América Latina e Caribe 2021.1

O cinema da América Latina e Caribe da segunda metade do século XX toma para si a tarefa não apenas de refletir sobre as relações sociais, econômicas e políticas do mundo histórico em que está inserido, mas de ação e, quiçá, transformação sobre essas mesmas relações. As perspectivas estéticas, portanto políticas, com as quais as mais diversas experiências vão construir seus filmes, sua teoria e sua prática, podem ser investigadas sob a óptica daquelas e daqueles cineastas que, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, arriscam-se em continuar produzindo filmes e experimentando diferentes formas de construí-los. Deste modo, a disciplina A resistência pelo Cinema na América Latina e Caribe cotejará cinema e teoria, muitas vezes apresentada em forma de manifestos, que fundamentam o que ficou conhecido como o Nuevo Cine Latinoamericano e suas adjacências