Disciplinas Optativas 2024.1

14/12/2023 11:01

Seguem as disciplinas optativas ofertadas em 2024.1 pelo curso de Cinema.

OPTATIVAS
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
MANHÃ
8h20 às 10h
ART 5030
Tópicos Especiais de Cinema IV
Cinema Latino Americano
profa. Andréa Scansani
Sala 211
(bloco A do CCE)
ART5022
Audiovisual e Processo Educativo*
prof. Josias Hack
Sala 217
(bloco A do CCE)* disciplina concentrada entre março e maio
(2 vezes por semana)
ART5009
Trilha Sonora
prof. Luiz Felipe Soares
Sala 211
(bloco A do CCE)

ART5022
Audiovisual e Processo Educativo*
prof. Josias Hack
Sala 217
(bloco A do CCE)

10h10 às 11h50 ART5022
Audiovisual e Processo Educativo*
prof. Josias Hack
Sala 217
(bloco A do CCE)* disciplina concentrada entre março e maio
(2 vezes por semana)
ART5009
Trilha Sonora
prof. Luiz Felipe Soares
Sala 211
(bloco A do CCE)
TARDE 14h20 às 17h50 ART5006
Direção de Atores
profa. Virginia Jorge
Sala LEC
(2º andar bloco D do CCE)
ART 5014
Estudos Culturais
profa. Aglair Bernardo
Sala 211
(bloco A do CCE)
NOITE 18h30 às 22h ART5004
Crítica Cinematográfica
profa. Clélia Mello
Sala 217
(bloco A do CCE)

 

ART5004 Crítica Cinematográfica:

O campo da crítica de cinema, o campo da crítica de arte. Conceitos de crítica. Diferentes formas de inserção das obras cinematográficas e da própria crítica na cultura. Mecanismos de poder na construção do cânone cultural. Produção crítica.

ART5006 Direção de Atores:

As possibilidades da interpretação para Cinema dentro da perspectiva realista. A criação da personagem cinematográfica frente à câmera.

ART5009 Trilha Sonora:

Fundamentos da escrita musical. Percepção musical. Modos. Harmonia. Princípios de orquestração. Análise de música em cenas. Experimentação com música e(na) imagem. Produção musical. Gravação.

ART 5014 Estudos Culturais:

Os múltiplos espaços e sentidos do termo cultura. A cultura como processo ativo de representações sociais. Cultura como local de construção de subjetividades. Relações étnico-raciais dentro da história e cultura afro-brasileiras, africanas e indígenas. Estudos Culturais e direitos humanos. Estudos Culturais e o Cinema.

ART5022 Audiovisual e Processo Educativo:

Breve história do Cinema educativo no Brasil e no Mundo. Planejamento e roteirização de produtos audiovisuais educativos. Bases teóricas e técnicas do audiovisual para o contexto de ensino e aprendizagem

ART 5030 Tópicos Especiais de Cinema IV – Cinema Latino Americano:

O cinema da América Latina e Caribe da segunda metade do século XX toma para si a tarefa não apenas de refletir sobre as relações sociais, econômicas e políticas do mundo histórico em que está inserido, mas de ação e, quiçá, transformação sobre essas mesmas relações. As perspectivas estéticas, portanto políticas, com as quais as mais diversas experiências vão construir seus filmes, sua teoria e sua prática, podem ser investigadas sob a óptica daquelas e daqueles cineastas que, mesmo em circunstâncias desfavoráveis, arriscam-se em continuar produzindo filmes e experimentando diferentes formas de construí-los. Deste modo, a disciplina A resistência pelo Cinema na América Latina e Caribe cotejará cinema e teoria, muitas vezes apresentada em forma de manifestos, que fundamentam o que ficou conhecido como o Nuevo Cine Latinoamericano e suas adjacências.