Ações do Projeto Contraplano

15/07/2024 16:48

Atualizações sobre as últimas ações do Projeto Contraplano coordenado pela professora Ana Paula Bragaglia

Dia 08 de julho de 2024

O Projeto Contraplano visitou o Instituto Estadual de Educação de SC para um debate sobre as relações de trabalho, especialmente doméstico, no Brasil a partir do filme Que Horas Ela Volta? (Anna Muylaert, 2015). O tema foi proposto pela Profª Ângela de Literatura, que buscou relacionar o filme com os livros Torto Arado (Itamar Vieira), Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus), Solitária (Eliana Alves Cruz) e Parque Industrial (Pagu), lidos previamente pelos alunos do ensino médio.

A conversa foi muito proveitosa, com participação dos alunos compartilhando suas experiências e pontos de vista a respeito das relações de raça, gênero e classe social dentro do trabalho doméstico. No final do debate, foi inevitável levantar reflexões sobre a luta de classes como algo necessário para garantir direitos e dignidade para a classe trabalhadora.

14 de junho de 2024

O Projeto Contraplano visitou mais uma vez o colégio EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, dessa vez com a Mostra Sociedade Consumida, abordando temáticas ambientais e críticas a sociedade de consumo.

Foram três sessões, uma com 6º alunos das turmas de 7º e 9º ano da professora Ana Clara de História e do professor Tadeu de Ciências, que assistiram ao curta Adorável Evolução (Jordana Beck, 2013) e a um trecho do documentário The True Cost (Andrew Morgan, 2015), e outras duas com 11 alunos das turmas do Projeto Integral, de 12 a 14 anos, da professora Juliane e do professor Felipe, que assistiram aos curtas Made In (Eva Marin, 2023) e Adorável Evolução. O cinedebate das turmas de 7º e 9º contou com a presença da diretora Jordana Beck (Adorável Evolução), e todos os debates geraram discussões muito engajadas por parte dos estudantes sobre os impactos da produção e consumo exagerados no meio ambiente e na vida das pessoas, a influência da mídia no consumo, o que está por trás da mentalidade consumista, e o que podemos fazer para ajudar a melhorar o nosso futuro e o futuro do nosso planeta.

27 de maio de 2024

O Projeto Contraplano visitou a turma de 9º (25 alunos presentes) da profª de história Ana Clara Cruz, no colégio EBM Brigadeiro Eduardo Gomes. Os filmes passados foram NoirBLUE (Ana Pi, 2018) e FOLI (Thomas Roebers, 2011), que geraram um debate muito legal sobre a influência da cultura africana no Brasil, sua invisibilidade no mercado e o onde colocamos o verdadeiro valor da arte.

A turma se interessou muito pelas danças e ritmos, fazendo comentários muito interessantes sobre aspectos visuais e narrativos dos filmes, refletindo também sobre como nossos cérebros estão sendo constantemente treinados para receber informações muito rápidas e pré-selecionadas.