Itaú Cultural

24/04/2009 19:20

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Itaú Cultural promovem evento de lançamento dos editais RUMOS com atividades de oficinas e palestras que debaterão Processos de Criação na produção artística contemporânea.  As modalidades dos editais RUMOS contemplam as áreas de expressões da Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural.

Todas as informações sobre os editais: conteúdos, prazos, prêmios e como enviar trabalhos e pesquisas acadêmicas ou obras artísticas podem ser obtidos no site http://www.itaucultural.org.br/ . Novidade da edição Rumos 2009: todos podem interagir acompanhar as atividades presenciais Rumos acessando o blog  http://rumos2009.wordpress.com/
  • Programação Rumos em Florianópolis na UFSC, dias 27 e 28 de abril.
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Trindade – Centro de Comunicação e Expressão – Auditório Henrique da Silva Fontes – andar térreo – Bloco B (100 lugares).

Entrada franca – não há necessidade de inscrição antecipada nas palestras. Na atividade de oficina, veja a programação.

Dia 27 de abril, segunda-feira
Abertura do evento e palestra
Roberto Cruz, gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, apresentará os editais Rumos para o público presente e mediará a palestra.
– palestra Processos de Criação com Ronaldo Entler
Pensando a arte como uma espécie de jogo, Entler falará do embate entre determinação e acaso – este último, um conceito que ganha espaço na produção experimental do século XX. Ele tomará três exemplos da arte francesa em momentos distintos: o trabalho revolucionário de Marcel Duchamp, as experiências dos Novos Realistas nos anos 60, e a produção recente de Sophie Calle.
perfil do palestrante
Ronaldo Entler é mestre em multimeios pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (IA/Unicamp), doutor em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), e pós-doutor em multimeios pelo IA-Unicamp. Atuou na imprensa como repórter fotográfico entre 1997 e 2002, participando também de exposições coletivas e individuais. Foi diretor artístico da área de fotografia da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, entre 1991 e 1995. Atualmente, é professor e coordenador de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), onde também é professor da Faculdade de Artes Plásticas, e professor visitante no Programa de pós-graduação em Multimeios do IA-Unicamp.
Dia 28 de abril, terça-feira
das 14h às 18h.
– oficina Espetáculos Multimídia, com Roberto Moreira
Para Moreira, a produção audiovisual experimental absorve procedimentos narrativos da ficção, seja de modo lírico ou usando técnicas documentais como estratégia para recontextualizar noções de autoria, intencionalidade e verdade. A oficina vai tocar nessas questões, mas pretende se deter sobre filmes que rejeitam qualquer desenvolvimento ficcional justamente para explorar os limites da narratividade.
  • local da oficina: UFSC – Campus Trindade – Centro de Comunicação e Expressão – Sala Drummond – andar térreo, bloco B.
  • Inscrições para a oficina: Dia 27 (segunda-feira), das 08h às 12h e das 14 às 18h. Apenas 25 vagas. O critério é por ordem de chegada. As inscrições deverão ser feitas, pessoalmente, no Laboratório de Estudos de Cinema, 4º andar do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. Tel. (48) 3721-6543.

Dia 28 de abril, terça-feira
palestras Experimental no Audiovisual, com Roberto Moreira e César Guimarães.
Moreira tratará de duração versus narrativa. Para ele, uma estratégia importante do audiovisual experimental é esgarçar a narrativa, procurando explorar o tempo e a força das imagens, valorizando a sua duração, mais do que contar uma história. Por sua vez, Guimarães observa que nos vários domínios da arte, o termo “experimental” designa experiências diversas e refere-se a diferentes processos de criação, além de convocar um conjunto de proposições teóricas e críticas – o que impede qualquer tipo de síntese. A partir desta dificuldade de abordagem do tema, a palestra pretende discutir a pertinência do termo para compreender certos gestos criativos no cenário do audiovisual contemporâneo.
perfis dos palestrantes
César Guimarães é doutor em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG), com pós-doutorado em Cinema e Filosofia pela Universidade Paris VIII. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, pesquisador do CNPq e editor da revista Devires – Cinema e Humanidades. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Figuras da experiência no documentário contemporâneo”.

Roberto Moreira é professor de roteiro no Curso Superior do Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (ECA-USP). Dirigiu e escreveu diversos curtas-metragens com participação nos festivais de Locarno, Goteborg, Oberhausen, Brasília e Gramado. Na Itália, fez estágio na Fabrica, instituição do grupo Benetton voltada para pesquisas na área de comunicação. Dirigiu os episódios A Fila, da série Cidade dos Homens, selecionado para o Banff World Television Awards 2007 na categoria Continuing Series, e Nem Tudo é Relativo, da série Antônia. Seu primeiro filme de longa-metragem, Contra Todos, foi selecionado para o Panorama do Festival de Berlim 2004, ganhou o Silver Firebird Award do Festival de Honk-Kong e Melhor Filme nos Festivais de Recife, Rio, Natal e Santa Maria da Feira, além de outros 22 prêmios nacionais e internacionais. Atualmente finaliza seu segundo longa-metragem, o filme Condomínio Jaqueline.
contato: luiz pedreira jr | luiz.pedreira@comunicacaodirigida.com.br This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it | tel 11 8405-4664