UFSC, um exemplo de Instituição de Ensino

16/06/2011 12:15

A Universidade Federal de Santa Catarina, através de seus funcionários e alunos, cada vez mais se destaca no cenário nacional e internacional.

Recentemente foi instituído o Comitê de Inovação Tecnológica, composto por professores renomados, que atuarão em conjunto com o Departamento de Inovação Tecnológica.

A inovação é um dos pilares de uma economia robusta e moderna, a Universidade é o seu fomento natural, já que conta com um ambiente de pesquisa e conhecimento ininterrupto, que acaba gerando uma curva de aprendizado nas pessoas que a constituem.

Estes feitos são fruto de uma mão de obra qualificada, que valoriza o trabalho, e procura exercê-lo de forma plena todos os dias.

O ambiente organizacional da Universidade obteve ganhos significativos nos últimos anos, principalmente em relação ao incentivo à produtividade dos funcionários. São oferecidos, pela Pró-reitoria de desenvolvimento Humano e Social, desde cursos de capacitação gratuitos até instrumentos de avaliação e pesquisa que visam melhorar o trabalho dos profissionais da Universidade.

Os docentes contam com recursos tecnológicos que revolucionaram a forma de difundir conhecimentos. Existem setores altamente desenvolvidos, como a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação, que cuida da infra-estrutura de um sistema didático chamado Moodle, em que os professores podem preparar aulas utilizando mídias e técnicas específicas, que ficam disponíveis aos estudantes pela rede internet.

Além disso, possuímos uma Biblioteca Universitária modelo, que além de contar com um acervo físico expressivo, disponibiliza bases de dados eletrônicas com livros, artigos, jornais e revistas, possibilitando um acesso  universal e instantâneo aos conhecimentos de praticamente todos os maiores centros de pesquisa do mundo.

Não podemos esquecer da Secretaria de Planejamento e Finanças, que reúne os melhores economistas, administradores e contabilistas da Universidade, e que é o setor responsável por grande parte das mudanças observadas. Um dos projetos admiráveis é o de Gestão Eletrônica, que já está disponível e permeia os setores estratégicos da Universidade. É fato de que não precisamos mais utilizar papéis para memorandos e ofícios, nem para pedidos de compras. O Controle automatizado promove uma diminuição de custos para a sociedade, e oferece uma forma transparente de controle do orçamento universitário. Podemos também citar o recente planejamento estratégico de todas as unidades, que trarão resultados expressivos a médio e longo prazo.

Outro setor importante, e que às vezes passa despercebido, é o Departamento de Administração Escolar. Os funcionários daquele local são responsáveis pela organização de todas as unidades acadêmicas, eles efetivamente “cuidam” dos alunos desde a sua matrícula inicial até a formatura. Sem dúvida representam um dos pilares da Universidade.

Poderíamos ainda citar a qualidade do nosso Restaurante Universitário; a importância da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, que possui um histórico de apoio incondicional ao estudantes; a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, que luta pela defesa da qualidade do ensino, pesquisa e extensão; entre outros vários funcionários e setores (Prefeitura Universitária, Agência de Comunicação, Departamento de Cultura e Eventos, Hospital Universitário, Secretaria de Relações Institucionais e Internacionais) que fazem a diferença na Universidade.

Enfim, a UFSC está preparada para o presente, reformula conceitos, e possui um potencial real de crescimento que se verifica através de um compromisso efetivo dos seus funcionários com a evolução do ensino e dos setores administrativos, e principalmente com a valorização do trabalho e de sua produtividade.