Relatório de Reunião com a Futura Reitora

22/02/2012 14:34

Na terça-feira, dia 07/02/2012, nas dependências dos Cursos de Graduação em Artes Cênicas e Cinema, foi realizada uma reunião com a futura Reitora, Professora Roselane Neckel. Estavam presentes: Paulo Ricardo Berton (Representando o Curso de Artes Cênicas), Aglair Maria Bernardo (Coordenadora do Curso de Cinema), Felício Wessling Margotti (Diretor do CCE), Edison da Rosa (Diretor do CTC), Lúcia Olímpio (Chefe do DALi), Ricardo Magro (Chefe de Expediente de Artes Cênicas e Cinema) e João Eduardo Canci (Representante discente do Curso de Cinema).

A professora Aglair iniciou a Reunião agradecendo a disponibilidade da professora Roselane. Em seguida o professor Paulo agradeceu o convite e disse que os Cursos de Artes Cênicas e Cinema estão em um momento de crescimento, de conquista de novos espaços dentro da estrutura da Universidade. Os nove professores de Artes Cênicas têm feito progressos importantes, conseguiram concluir uma reforma curricular e estão preparados para questões maiores. A professora Aglair expôs algumas situações do Curso de Cinema, principalmente relacionadas à falta de espaço físico para laboratórios e sala de professores, além de salientar o compromisso de sua gestão com a adequação do Curso às atuais Diretrizes Curriculares Nacionais.

O professor Felício salientou que o Curso de Cinema foi criado em período anterior ao REUNI, mas sempre recebeu do CCE o mesmo tratamento dado aos Cursos novos (Artes Cênicas e Libras). Houve avanços significativos na expansão de vagas para docentes, porém o aumento de espaço físico não progrediu. O novo prédio que abrigaria os Cursos de Artes Cênicas, Cinema, Libras e Design, teve redução de sua metragem e atraso de licitação. Disse que a direção fez negociações com o CFM no sentido de utilizar algumas de suas salas do prédio redondo, em contrapartida da cedência de espaço físico do CCE. A grande questão em aberto reside no prédio de salas de aula que fora prometido para o início do semestre letivo de 2012 e que é essencial para que o Curso de Artes Cênicas consiga mais salas do CFM.

A professora Roselane disse que haveria uma Reunião na PREG com os Diretores de Centro e que levantaria esta questão do Prédio de Salas de Aulas. “Há que se definir uma política institucional de ocupação do prédio baseada em dados e critérios. Em sua gestão a discussão sobre espaço físico será prioridade zero”, concluiu.

O professor Paulo Berton perguntou sobre qual seria a filosofia da nova gestão com relação aos cursos de artes. A professora Roselane disse que a área de artes será pensada a partir do diagnóstico das próprias pessoas envolvidas com a arte. Sua gestão priorizará a competência na distribuição de cargos e funções, a transparência administrativa, sendo que  todas as decisões serão embasadas em critérios técnicos e institucionais. Disse que está trabalhando com uma equipe de transição, com o objetivo de conhecer e levantar as demandas dos setores da UFSC, após este diagnóstico serão organizados fóruns de discussão, envolvendo toda a comunidade acadêmica. O fórum propiciará a oportunidade de ouvir as pessoas que muitas vezes não tinham a oportunidade de se pronunciarem sobre determinados assuntos.

Ressaltou que a Reitoria apoiará a criação de um Centro de Artes, mas reforçou a ideia de que esta decisão deve partir dos Cursos de Artes e da Direção do CCE, a partir de critérios amplamente discutidos. Disse que valorizará as decisões dos órgãos colegiados e trabalhará com muito diálogo, respeito e proximidade, visto que criará uma estrutura em que haverá a circulação dos gestores pelas unidades.

Na ocasião, o servidor Ricardo entregou um documento, contendo sugestões para cada um dos itens considerados como prioridades na proposta “A UFSC que queremos” com destaque para (1) a defesa do controle eletrônico de frequência e da flexibilização da jornada de trabalho (redução para 6 horas), somente nos casos previstos em lei;  (2) fortalecimento das ações relativas à acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência; (3) criação de um sistema eletrônico de RH; entre outros.

Após, a professora foi convidada a conhecer os espaços físicos dos Cursos de Artes Cênicas e Cinema.