Posse da nova Reitora

10/05/2012 15:20

Toma posse, em solenidade oficial, no dia de hoje, 10/05/2012, às 19h:00min, no Centro de Cultura e Eventos, a nova Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, professora Roselane Neckel, particularmente apoiada por mim no segundo turno das eleições. (No primeiro turno meu voto foi dirigido ao candidato do CCE, professor Dilvo Ristoff, Ex-Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul).

Sempre fiz questão de ressaltar todos os candidatos durante o processo eleitoral, por entender que vivemos em um ambiente diferente, que já não suporta mais as velhas ideias, os velhos modos de agir e as velhas teorias, muitas vezes desgastadas e sem sentido. Quem frequentou a secretaria dos Cursos de Artes Cênica e Cinema naquele período, se deparava com a propaganda de todas as chapas inscritas no processo eleitoral, de forma mais democrática possível.

Neste momento de transição, agradeço ao professor Álvaro Prata pela estrutura moderna que nos deixou. Hoje contamos com amplas possibilidades tecnológicas para desenvolvermos nosso trabalho de forma produtiva e organizada. Esta estrutura, apesar de inexpressiva para os menos atentos, ganhará mais e mais consistência e será aperfeiçoada com o passar do tempo, de forma que dentro de alguns anos, o modo de pensar as Universidades e sua importância para a sociedade brasileira, refletirá o caminho inovador adotado por esta figura marcante, que assumirá, em breve, com plena competência, a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Parabéns professor, e muitas realizações nesta nova etapa.

Com relação à nova gestão, agradeço o incentivo dado à participação das pessoas na tomada das decisões. Os primeiros fóruns demonstraram que é possível, com a ajuda de todos, construir uma Universidade forte e impactante, capaz de transformar a sociedade em que vivemos.

De minha parte, sempre defenderei esta instituição e apoiarei as decisões que venham a engrandecê-la perante sua função essencial, de construir um país sábio, inovador, independente, rico e com justiça social, produtivo, competente e comprometido, acima de tudo, com o trabalho e a sua valorização.

Atenciosamente,

Ricardo Magro (Chefe de Expediente)