Conselho adia decisão sobre início do semestre para o dia 29

23/08/2012 12:41

Em uma das reuniões mais expressivas do meu ponto de vista como expectador que acompanha as transmissões ao vivo periodicamente desde sua implantação, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina, reunido no dia de hoje, 23 de agosto de 2012, decidiu adiar a decisão de início do próximo semestre até que se faça nova avaliação na próxima quarta-feira, dia 29/08/2012. No entanto, a Administração Central trabalha com a expectativa de que as aulas iniciem no dia 03/09/2012.

Qual a razão de eu considerar esta reunião expressiva? Hoje um dos princípios básicos de uma instituição de ensino superior foi exercido com maestria, a interpretação crítica das informações. Certamente uma assertiva demonstrando o caráter democrático de nosso Conselho e principalmente de nossos Conselheiros.

Espero que, cada vez mais,  alcancemos um nível de discussão elevado, baseado quase que totalmente no método da ciência em contraponto à superficialidade dos debates políticos. Esta é a razão de ser da Universidade, esta é a razão de ser da construção de conhecimentos.

Também foi implantada uma Comissão de Estudo de Transporte e Mobilidade Urbana do Campus da Trindade e da Bacia do Itacorubi, esta comissão possui um papel fundamental para a melhoria da acessibilidade no campus, hoje contamos com muitos problemas de infraestrutura que prejudicam e tornam a vida de pessoas portadoras de deficiência mais difícil do que deveria, não possuímos sinalização adequada nas ruas do entorno, não há calçadas táteis, iluminação e elevadores em quantidade adequada, entre outros. Uma das principais Universidades do país deveria, à muito tempo, ser um exemplo nesta área, estamos ainda muito atrasados. Desejo um bom trabalho à Comissão e contem com meu apoio e ajuda.

Atenciosamente,

Ricardo Magro