Mensagem da chapa composta pelas professoras Alessandra e Aglair – Eleições para a coordenação

03/12/2021 00:35

À comunidade do curso de cinema da UFSC, 

Chegou o momento de uma nova eleição para coordenação do curso e aqui nos apresentamos como candidatas para essa tarefa de enorme responsabilidade e dedicação. Somos gratas pelas gestões que nos antecederam e sabemos que o trabalho que temos pela frente parte desse legado de experiências anteriores, pois um curso se faz por um movimento de várias partes, muitas vozes, muitas ações, de ritmos e perfis diversos. São dinâmicas de aprendizado e trocas, mas também dissenso, que é o que nos move politicamente. Assim como existem os processos afetivos que nos mobilizam nas engrenagens da conturbada situação da educação, da arte e da cultura em nosso contexto, mas que, ainda assim, nos co-movem a criar, através e apesar das  dificuldades dos tempos sombrios que vivemos.     

Há desafios mais adiante, sem dúvida! Transição para o presencial. Curricularização da extensão. Reforma curricular. Reconhecimento de curso. E tantas outras coisas que já mapeamos e as que nem conhecemos ainda. Mas queremos apostar em um política colaborativa, de escuta e de afetos. Apostar na potência dos nossos corpos e corpas, na ideia de que um curso é também um corpo coletivo em movimento. E, então, nos perguntamos: o que pode esse corpo?  Como esse corpo-curso expressa nossa potência? Como recuperar nossa alegria na direção do conhecimento? Como nos (re)conhecer após a catástrofe do nosso tempo? E fazer do nosso (re)encontro uma pequena revolução de vida? Entender, por fim, que fazemos cinema porque visamos a liberdade. Nossa gestão investe na relação de respeito a todas as partes e no desejo de alegria e conhecimento, de criação e agenciamentos, como máquinas moventes da nossa jornada. 

Convidamos a toda a comunidade que constitui o curso de cinema da UFSC para uma conversa com a chapa composta pelas professoras Alessandra Brandão (coordenadora) e Aglair Bernardo (subcoordenadora), na próxima segunda-feira, 06/12, das 17:00 às 18:00, pela plataforma Zoom. Acreditamos que esse é um momento importante para estabelecer uma conversa aberta e franca com as pessoas que se fizerem presentes, buscando, sobretudo, dar visibilidade a nossas perspectivas para esses próximos dois anos. Sejam todes bem-vindes! 

Aproveitamos para incentivar que todes votem. Que manifestem sua adesão ou não à chapa proposta. Esse exercício democrático gera resultados que podem nos ajudar a compreender melhor onde estamos e como podemos buscar soluções de (re)aproximação. 

O link de acesso é: https://us02web.zoom.us/j/82047587633?pwd=akJweFZab3IwcVFXZVNReG5Lb2hXZz09

ID da reunião: 820 4758 7633

Senha de acesso: 484046

Com alegria, 

Alessandra S. Brandão

Aglair Bernardo