Projeto de Extensão Contraplano: visita à Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes

02/10/2023 14:23

Na última quinta-feira, 28/09, a professora Ana Paula Bragaglia e as alunas Beatriz Sell e Rafaella Whitaker, representando o projeto de extensão Contraplano estiveram no EJA do Rio Vermelho, na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes. A atividade contou com a participação de 23 alunos de períodos de 6º ao 9º ano. Foram exibidos os curtas Noir Blue e Nunca é Noite no Mapa, e foi feito debate em relação à ocupação das cidades e os deslocamentos contemporâneos.
Também estiveram presentes os professores César, Natalia, Leandro e Gabriel.

Sobre o Projeto Contraplano

O objetivo principal desta ação é estimular alunos e professores de escolas públicas de Florianópolis, Garopaba e Imbituba a compreenderem em maior profundidade os impactos sócio-ambientais-econômicos e subjetivos, entre outros, das atividades industriais e dos comportamentos consumistas que sustentam a maior parte das sociedades atuais e/ou sensibilizarem-se e mobilizarem-se em relação a tais cenários. Em contrapartida ou como base destas reflexões, busca-se dar visibilidade a outros modos de ser e estar no mundo que não tenham como centralidade desejos e práticas consumistas naturalizadas em nosso tempo.

A principal frente de ação deste projeto de extensão consiste na realização de Cineclubes em escolas públicas, especialmente com alunos e professores (separadamente) do ensino médio, contemplando filmes que suscitam um debate crítico a respeito da centralidade do consumo e do capital na contemporaneidade.

O projeto é coordenado pela professora Ana Paula Bragaglia.