Lançamento do livro “Por uma teoria compartilhada: ideias, processos e práticas de cineastas”

18/10/2023 10:35

Por uma teoria compartilhada: ideias, processos e práticas de cineastasO livro “Por uma teoria compartilhada: ideias, processos e práticas de cineastas”, organizado pela professora do curso de Cinema Andréa C. Scansani (ART/UFSC) e Jamer Guterres de Mello (UAM) e fruto do II Encontro Teoria de Cineastas que ocorreu na UFSC em outubro de 2020, está disponível para download gratuito (ou para pedido de exemplar impresso) no site da Editora Fi: https://www.editorafi.org/ebook/a053-por-teoria-compartilhada

Este livro surge do encontro de pesquisadores e pesquisadoras com um interesse em comum nos estudos em Cinema: a necessidade de olharmos para a teoria como algo dinâmico e que pode ser empreendida a partir de outros aspectos da criação que não exclusivamente o filme. Focar em um ponto de vista como o processo de criação e/ou o pensamento de cineastas tem se mostrado um caminho valioso que não elimina o diálogo com as teorias consolidadas do cinema. Este exercício epistêmico propicia um estreitamento e, quiçá, a supressão da distância entre a teoria e a prática por meio de propostas que se dedicam a olhar de modo equivalente para os dois lados de uma mesma moeda. Este volume apresenta, portanto, um conjunto de textos que desenvolvem a busca por uma teoria compartilhada com quem atua na elaboração desta arte modelada por longos processos coletivos de criação e nos coloca o desafio de desvendar as teorias implícitas do fazer, mesmo que estas se apresentem em caráter transitório e nos encaminhem a novos movimentos epistemológicos. Sendo assim, a presente publicação se organiza a partir de três movimentos de análise. Um primeiro: “Palavras, processos e pensamentos dos cineastas”, que prioriza o diálogo direto com os realizadores, no qual a entrevista ocupa um lugar de destaque e fornece elementos importantes para a construção conjunta do pensamento; um segundo: “Os filmes pensam seus cineastas”, que olha para o objeto cinematográfico como um espaço de elaboração crítica; e um terceiro: “Cinema lato sensu: permanências e dinâmicas de sua materialidade”, que aposta no potencial teórico-cinematográfico a partir da sua constituição moldada por imagens e sons e do diálogo que se expande no encontro com outras artes.”  Trecho retirado do site da Editora Fi.

Andréa C. Scansani e Jamer Guterres de Mello fazem parte da Rede de Pesquisa Teoria de Cineastas