Projeto de Extensão Contraplano nas escolas públicas Simão Hess e IEE

15/12/2023 16:19

Nos meses de outubro e novembro, duas escolas públicas de Florianópolis contaram com a presença da equipe do projeto de extensão da UFSC, “Contraplano: repensando o consumo através do Cinema”.

Foram dois cinebates que geraram trocas e reflexões muito interessantes, em uma ação de fazer a Universidade alcançar também a comunidade externa que a cerca.

No dia 31 de outubro, aproveitando a data, a bolsista Rafalella Whitaker (Cinema-UFSC) conduziu debate a partir da mostra “A Magia da Ilha”, junto à turma do professor de História, Gustavo, da EEB Simão José Hess (Trindade). Cerca de vinte alunos do ensino médio puderam assistir a dois curtas do cinema catarinense dirigidos por alunas do nosso curso Cinema-UFSC, “Naquele Tempo: histórias e personagens de Florianópolis” (2013), de Tati Costa, e “Espero-te ao fim dos tempos (2021), de Julia K. Rojas e Daiane Mayer, que também participaram do cinedebate, presencialmente na EEB Simão Hess.

A mostra Ilha da Magia foi elaborada pela bolsista do Contraplano, Rafaella Whitaker, com o objetivo de levantar a discussão em torno de questões como: ainda existe magia na ilha? Onde? Como relacionar estes temas aos processos de habitação envolvendo especulação imobiliária ligados à exploração exacerbada?

FICHA TÉCNICA “Naquele Tempo: histórias e personagens de Florianópolis-SC” Documentário. Duração: 11 minutos. Ano: 2013. SINOPSE: Do tempo da conversa, sem pressa. Conversa em verso e prosa. Das narrativas sobre bruxas, feiticeiras e lambisomens que habitavam os dias e noites do imaginário ilhéu. Até a chegada da luz, do dilúvio de acelerações, da compressão do espaço-tempo. Rupturas e esquecimentos – até que os ventos mudem de sentido.

FICHA TÉCNICA de “Espero-te ao fim dos tempos” – Documentário híbrido. Duração: 17 minutos Sinopse: Igara Pereira dos Santos é a única das moradoras mais antigas do bairro Trindade, na Ilha de Santa Catarina, que ainda permanece residindo na área. Após 79 anos de vida, Igara está cansada de viver no planeta Terra’   .

Em 27 de novembro foi a vez de retornarmos no IEE – Instituto Estadual de Ensino, a pedido das professoras Lisandra e Angela, de Língua Portuguesa e Literatura, para debatermos o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburger, que compôs bibliografia do vestibular da UFSC deste ano. Três turmas do IEE estava presentes no auditório participando da discussão junto à equipe do IEE, composta, neste dia, pela aluna voluntária Beatriz Sell, egressa do IEE, a professora Ana Paula Bragaglia (coordenadora do Contraplano) e um dos professores de História da instituição. A aluna Beatriz Sell, egressa do IEE, enfatizou a todxs do quanto são capazes de ingressarem na UFSC e em qualquer universidade pública.

Em 2024, estamos de volta prontos para realizar novos cinedebates críticos em torno da sociedade de consumo.

Para agendar a ida do projeto a sua escola, entre em contato no e-mail ana.paula.bragaglia@ufsc.br.

Instagram do projeto