Artigo: Digital Storytelling como técnica de fomento à presença social mediada na Educação a Distância: relato de intervenção didática

28/02/2024 09:58

Publicado em 26 de fevereiro de 2024, o artigo “Digital Storytelling como técnica de fomento à presença social mediada na Educação a Distância: relato de intervenção didática” de autoria do professor do curso de cinema Josias Hack em parceria com as professoras Lyana Virgínia Thédiga de Miranda e Maria Luiza Rosa Barbosa pode ser acessado no link https://doi.org/10.55905/revconv.17n.2-361

Resumo

O artigo tematiza o uso da técnica Digital Storytelling (DS) como estratégia de fomento à presença social mediada no contexto da Educação a Distância (EaD). A concepção teórica parte dos campos da Educação, da Comunicação e da Linguística Aplicada, em uma intersecção que visa destacar a importância do senso crítico e da percepção criativa na investigação das mudanças advindas com a midiatização do conhecimento para, assim, buscar experimentações contextualizadas de uso da tecnologia no campo educacional. Trata-se de um estudo qualitativo de base interpretativista que objetivou analisar a contribuição didático-pedagógica da técnica DS para o fomento da presença social mediada na EaD. Os dados foram gerados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e da intervenção didática como fonte à análise crítica e criativa sobre a temática do estudo. A argumentação centra-se nas discussões e na caracterização do DS como contribuinte ao fomento da presença social mediada na EaD e nas reflexões originadas da intervenção didática no curso de Letras-Português, ofertado na modalidade a distância pela Universidade Federal de Santa Catarina, no segundo semestre de 2023. Em síntese, os resultados apontam que a intervenção didática foi exitosa e que as histórias digitais deram conta de cumprir a presença social na disciplina Tecnologias na Educação, bem como de fomentar a socialização das experiências pessoais, que podem servir de ilustração a futuras situações de vida dos estudantes.